Por Fernanda Ramos

O Rei Leão narra a trajetória de Simba, o filhote herdeiro do rei Mufasa, que ao ser considerado culpado pela morte de seu pai, se refugia nas terras isoladas do reino acreditando ser realmente responsável pela tragédia. Logo, ele conhece Timão e Pumba, que se tornam seus fieis amigos e ensinam a Simba sobre a filosofia de vida da dupla, nomeada 'Hakuna Matata' que significa viver intensamente sem preocupações. Entretanto, o tempo passa, o leão cresce e o destino lhe traz de volta Nala, a sua amiga de infância, que logo o revela a situação caótica que se encontra o reino com o vilão Scar no poder. Assim se inicia o dilema do leão herdeiro: retornar e lutar pra assumir o trono que é seu por direito ou seguir com seu estilo de vida sem nenhum tipo de responsabilidade?
Esta incrível produção que se tornou um clássico, pode ser completamente utilizada como base para elementos pedagógicos, pois as atitudes de alguns personagens são similares à posturas do homem e a própria trilha tem um cunho bastante educacional, como por exemplo, a canção 'Circle of Life'. Além do mais, a valorização familiar, a lealdade com os amigos, a solidariedade, a forma negativa que é retratada a inveja através da ação/reação com vilão Scar, e o amor, são reflexos notórios da nossa sociedade.
Em suma, Simba resume bem o conceito da 'jornada do herói', pois desde o seu nascimento até virar um adulto, ele vai aprendendo gradativamente como lidar com o seu destino, errando, mas principalmente, acertando. Portanto, me diga você querido leitor, qual o sentido da jornada heroica na sua opinião?
O Rei Leão: A jornada de um herói.
Reviewed by BTD Comunicação
on
maio 28, 2018
Rating:

Sou fã!
ResponderExcluirEsse filme realmente foi bem arquitetado. Eu, particularmente, adorei o fato de ele ter fugido do reino ainda pequeno (não porque devamos fugir dos nossos problemas, jamais rrsrsrsr) porque ele teve a oportunidade de conhecer Timão e Pumba, os grandes professores e mestres que tomaram a responsabilidade de criar e cuidar de Simba como filho durante a sua jornada. Eles simplesmente tornaram Simba um Rei muito mais sábio e feliz, pois nessa jornada como "errante" ele além de ter aprendido a viver uma vida simples e não complicar tudo ao seu redor, ele ainda se livrou de uma culpa que o tornava cego e indeciso, a culpa da morte de seu pai. Portanto, percebemos que essa jornada fez sentido ao Simba, assim como todas as nossas jornadas, por mais que achemos estar descontrolada e fora do caminho que a gente sempre desejou, resulta sempre em um aprendizado, em uma conquista ou em uma preparação para uma situação futura que exigirá mais de nós.
ResponderExcluirAh gente rei leao e sensacional, aquela animação que você assiste criança, adolescente, adulto e sempre vai se adaptar sociedade e cultura, parabéns pelo texto, isso é viver.
ResponderExcluirÉ viver, e é aprender.
ExcluirRei leão não deixa de nos ensinar com o passar dos anos, podemos assistir quando crianças que vamos aprender algo e depois de anos já adultos continuamos aprendendo com as questões trabalhadas no filme.
Obrigada pelo comentário.
Só filmão, né Fernanda?
ResponderExcluirO Rei Leão é marcante em muitos aspectos, assim como para a indústria do cinema. Um dos filmes que mais assisti na infância. E é incrível revisitar e ver o quão belo é essa animação, em todos os sentidos. Até hoje mesmo com o recurso das animações 3D, ainda não vi nada que consiga expressar o primor das imagens desse filme. Uma das cenas que definem esse ponto: a abertura com o sol nascente junto a uma das trilhas mais famosas do cinema.
Além disso a história mesmo sendo inspirada em Shakespeare, não perde sua originalidade e acredito que o maior forte disso foi o uso da trilha sonora que é marcante e atemporal.
Realmente é uma bela produção.
ExcluirEm nome da equipe Heróis em cena, agradeço pelo comentário.
Esse filme é dos mais marcante da minha infância e até é dos melhores que eu já assistir. É o tipico do desenho que não importa a idade que você tenha, você sempre irá querer assistir. Há varios fatores que fazem desse filme uma das melhores produções já vista, por toda sua história, mensagem que passada e por toda produção músical do filme, como se esquecer do famoso "Hakuna Matata".
ResponderExcluirÓtimo texto! 👏
O Rei Leão consegue atingir um ótimo ponto no quesito herói. Mesmo sendo uma animação que originalmente foi considerada uma segunda opção, conseguiu alcançar patamares extremamente relevantes. A jornada do herói está toda impressa em seu roteiro. Com a queda de Simba, o renascimento do amor e a conquista do seu la
ResponderExcluir