Heróis da Educação


Por Karen Brasil

Hoje falarei sobre uma profissão que tem bastante importância na nossa vida independente de quem você seja, a do professor. E para isto, usarei um filme tocante. O nome do longa-metragem é “Escritores da Liberdade”, dirigido e roteirizado por Richard LaGravenese. O filme conta a história de uma professora que chega a uma escola de bairro periférico contagiada pela agressividade e brutalidade. Os alunos se mostram rebeldes e sem pretensão de estudar, e há entre eles um constante conflito racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e falem mais de suas complicadas vidas, a professora Erin Gruwell (Hilary Swank) lança mão de metodologias diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, acolhendo mais o conhecimento e adotando valores como a tolerância e o respeito ao próximo. 

Nós temos nossos pais que são a base da nossa educação familiar e temos os professores que são a base da nossa educação social, e estes têm um certo poder que alguns desconhecem, que é o de mudar a vida do seu aluno. Erin, mesmo com as dificuldades com os alunos, conseguiu ajudá-los a passar por vários problemas, se dedicou totalmente a eles. Logo no inicio do filme, enquanto conversa com a diretora da escola, Erin comenta que pensava em ser advogada pra ajudar as pessoas que sofrem nas mãos de outras, mas pensou melhor e decidiu ser professora porque segundo ela: “a luta verdadeira deve acontecer aqui, na sala de aula”. O filme é baseado em uma história real.

No Brasil temos Everly Hortolan, uma professora de artes que teve a mesma ideia de Erin, a de dar uma oportunidade de um futuro melhor para os seus alunos. Everly é professora de artes do ensino fundamental II e médio na escola estadual Palmira Grassiotto Ferreira da Silva, em São Bernardo do Campo (SP). A escola foi estigmatizada pela morte de um professor causada por um aluno e nem isso fez com que ela mudasse de ideia. “Apesar de estar em uma comunidade carente, aluno é igual em toda a escola. Em artes eu tenho a vantagem de trabalhar com outras linguagens, como música e teatro, e consigo trazer os alunos para perto de mim.” disse Everly em uma entrevista para o G1 disponibilizada no próprio site. Ainda nessa entrevista, ela diz nunca ter sido vítima de nenhum tipo de agressão e nunca pensou em desistir, dizendo ainda que às vezes ela precisa ser mãe e psicóloga dos seus alunos por conta das dificuldades que os discentes passam. Então dê valor ao seu professor, pois ele tem um peso muito grande no seu futuro e não esqueça de parabenizá-lo no dia dele, 15 de outubro.
Heróis da Educação Heróis da Educação Reviewed by Its Lins on junho 03, 2018 Rating: 5

5 comentários:

  1. Nadson dos Santos Barbosa4 de junho de 2018 às 07:56

    Costumo dizer que o professor é o profissional que forma profissionais! Devemos valorizar estes verdadeiros heróis que, muitas vezes, mesmo sem a devida estrutura e o devido reconhecimento, transmitem o que sabem com o objetivo de formar cidadãos e deixa-los aptos a exercerem profissões. Parabéns por essa homenagem mais que devida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente importante saber que outras pessoas têm esse mesmo pensamento. Espero que um dia eles recebam o devido reconhecimento.

      Excluir
  2. Sim, ta ai um profissional que necessita de mais visibilidade e respeito! Sem o professor certamente não existiria herói algum para contar história. Até mesmo a jornada do herói descreve isso, pois todo aventureiro tem que ser ensinado por alguém, também chamado de mentor. O ensino é necessário para tudo e passar o conhecimento adiante é o maior ato de heroísmo !

    ResponderExcluir
  3. O professor é o profissional que merece o máximo respeito. Com a precária estrutura de ensino público que temos hoje no Brasil, só se pode afirmar uma coisa: se é professor, é por amor.

    ResponderExcluir

Siga-nos

Tecnologia do Blogger.